NATAL

 
 
Natal, que significa?
 
Já parou para pensar, porque celebra o Natal? Qual o significado para si? Pois bem, através deste pequeno artigo procuraremos dar um pouco de luz a estas questões e dizer o que é o verdadeiro NATAL.
 
Deixe-me em primeiro lugar falar-lhe da origem desta festa da Cristandade.
 
Há quase 2000 anos deu-se o cumprimento de uma profecia antiga. Lemos sobre ela no livro do profeta Isaías:
 
" Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome EMANUEL".
 
O cumprimento deu-se quando uma mulher em Belém da Judeia deu à luz.
 
" Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projectando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá- lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus connosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogénito; e pôs-lhe por nome Jesus. "
 
Tinha nascido Jesus!
 
Natal sem significado.
 
Para muita gente o Natal não passa de uma festa anual. Ocasião para organizar festas de família, reunir os amigos à volta da mesa e saborear o peru que mandaram vir da terra ou compraram num qualquer hipermercado.
 
Outros há que aproveitam esta quadra festiva, simplesmente para se divertirem nos mais variados lugares.
 
A troca de presentes, a azáfama das compras de última hora, o apresentar a montra o mais atractiva possível para convidar a gastos supérfluos, o brinquedo último modelo, o atingir o nível de vendas sempre superior ao ano anterior, parece ser o Natal de muita gente.
 
Isto é NATAL?
 
Natal com significado.
Natal com significado, é quando posso festejar a chegada de Jesus Cristo à minha vida. É quando compreendo que Jesus Cristo veio a este mundo para me salvar; " Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:10)
 
Natal com significado, é quando compreendo o amor de Deus por mim, miserável pecador, " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. " (João 3:16)
 
Natal com significado, é Jesus ser tudo na minha vida.
 
Natal com significado, é despir-me de mim mesmo, não procurar os meus próprios interesses, mas dar-me a Deus e aos outros. Como diz S. Paulo; " ... E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. " (I Cor. 13)
 
Neste Natal de Jesus deixe que Ele seja o centro das atenções. Ele quer dar-lhe um novo significado e sentido à sua vida.
  
" E o anjo lhes disse: Não temais porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo; pois na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (S. Lucas 2:10-11)
 
" Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (S. João 3:17)
 
" Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (S. João 5:24)
 
" Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (S. Mateus 11:28)
 
Disse Jesus: " Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede." (S. João 6:35)
 
 
A justiça de Deus:
 
 " Porque o salário do pecado é a morte... " (Romanos 6:23)
 
 " A alma que pecar, essa morrerá; " (Ezequiel 18:20)
 
 O amor de Deus:
 
 " ... Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. " (Romanos 6:23)
 
 " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que lhe deu o seu Filho unigénito... " (João 3:16)
 
Salvação pela graça:
 
" Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus... " (Efésios 2:8)
 
" Quem crê em Jesus não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigénito Filho de Deus."
(S. João 3:18)